Mulheres que correm precisam fortalecer o quadril

É cada vez mais comum as mulheres separem um tempinho em sua rotina para se dedicarem à prática de esporte e a corrida virou uma das modalidades “queridinhas” do público feminino. Além de ajudar no processo de emagrecimento, esse esporte acelera o metabolismo, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, tonifica os músculos, melhora o humor e diminui o estresse.

Apesar de todos os benefícios que a corrida proporciona, o ortopedista e traumatologista Dr. Guilherme Boni chama a atenção para os cuidados com o quadril.

“As lesões no quadril estão entre as mais frequentes nas corredoras amadoras e isso se deve provavelmente ao maior diâmetro da bacia da mulher e à algumas peculiaridades na musculatura feminina”.

Para evitar o desgaste no quadril, o médico orienta a prática de exercícios de fortalecimento orientados por profissional qualificado e aumentar a distância do percurso sempre de forma gradual para evitar grandes impactos.

“Por isso, é fundamental que antes de começar a correr, o atleta amador realize uma boa avaliação funcional e prepare seu corpo para conseguir manter a rotina do esporte e evitar afastamento por lesões que podem ser prevenidas”.