4 dúvidas mais frequentes nos consultórios ginecológicos

É muito comum as mulheres chegarem ao consultório do ginecologista com 1001 dúvidas desde exames, métodos anticoncepcionais, menstruação irregular, sexualidade, gravidez, entre outros. A ginecologista, obstetra e mastologista Dra. Thais Santarossa selecionou e respondeu as quatro dúvidas mais frequentes. Confira logo abaixo!

1 – Por que os médicos solicitam o exame de papanicolau?

Dra. Thais – O principal objetivo do papanicolau é prevenir o aparecimento do câncer no colo do útero, por isso nossa orientação é realizá-lo uma vez ao ano.

 

2 – Qual é o melhor método contraceptivo?

Dra. Thais – Existem vários métodos contraceptivos no mercado e a escolha deve ser feita pela paciente em conjunto com seu médico. É fundamental que o ginecologista apresente todas as opções para que a mulher escolha aquele que se adapta melhor ao seu perfil e estilo de vida. Infelizmente, ainda há muitos mitos em torno desse tema e só o médico é capaz de eliminá-los.

 

3 – Como saber o período fértil para engravidar?

Dra. Thais – Durante a ovulação, a mulher produz um muco transparente e pegajoso, com o aspecto de clara de ovo ou de um catarro de cor clara. Ao identificar essa secreção, você está no período fértil! Há outros sinais que o corpo feminino também emite, como dores abdominais de um dos lados (ou de ambos), temperatura corporal mais baixa, libido aumentada e aumento da umidade vaginal. Outra maneira de saber quando se está ovulando é pela famosa tabelinha, marcando no calendário o primeiro dia da menstruação até o início da próxima menstruação para descobrir quantos dias dura o ciclo. Na metade dele, considera-se a semana fértil.

 

4 – Quanto tempo é normal demorar para engravidar?

Dra. Thais – O tempo médio para um casal jovem (menos de 35 anos), sem problemas de saúde e com vida sexual ativa engravidar pode chegar até 12 meses. Passando esse período, recomenda-se buscar ajuda profissional.